sábado, 18 de fevereiro de 2012

Tô deprê... me dá um chocolate!!!

Pesquisa mostra que quem sofre de depressão come mais chocolate


Pessoas que sofrem de depressão comem mais chocolate do que as que não sofrem, de acordo com uma declaração de pesquisadores norte-americanos nesta segunda-feira(26/04/2010) sobre as relações entre humor e o doce.
Eles afirmaram que as pessoas deprimidas comem em média 8,4 porções de chocolate por mês, em comparação à média de 5,4 porções entre aqueles que não tiveram a doença.
Além disso, aqueles que sofrem de depressão grave, com base nos resultados de um teste, comem ainda mais, cerca de 11,8 porções por mês. Cada porção equivale a uma pequena barra ou 28 gramas de chocolate.
"O humor depressivo foi significativamente relacionado a um maior consumo de chocolate", disseram especialistas da Universidade da Califórnia na publicação "Archives of Internal Medicine".
Muitas pessoas acreditam que o chocolate ajuda a melhorar o humor, mas poucos estudos confirmam a relação entre o doce e o comportamento, a maioria realizada apenas entre mulheres.
Os pesquisadores estudaram a relação entre o chocolate e o humor entre 931 homens e mulheres que não usavam antidepressivos. Os participantes relataram quanto consumiam e responderam a um questionário de frequência alimentar sobre sua dieta.
O comportamento de cada um foi avaliado em uma escala de depressão. O que encontraram foi uma associação marcada entre o consumo de chocolate e a doença. Ao contrário de outros estudos que analisavam apenas as mulheres, a ligação era válida tanto para homens, quanto para mulheres.
No entanto, o estudo não soube explicar se foi por isso que as pessoas que estão deprimidas comem mais chocolate.
Uma das hipóteses é que depressão estimula o desejo pelo doce e que as pessoas comem chocolate como uma espécie de autotratamento, confirmando estudos em ratos que sugerem que o doce melhora o humor.
Outra suposição levanta que a doença aumenta o desejo por outro motivo, sem oferecer qualquer mudança no humor. Segundo os especialistas, as pessoas não tiveram nenhum benefício no tratamento pelo consumo do doce.
Eles ainda declararam que quem come muito chocolate pode se sentir deprimido, outra possível explicação para a associação levantada no estudo.
Também pode ser algo fisiológico que existe no chocolate, como o fornecimento de antioxidantes suplementares.
Ou o efeito de impulso pelo doce pode ser passageiro, como a euforia temporária do consumo de álcool, que deixa as pessoas se sentirem ainda piores após o consumo.
"A distinção entre essas possibilidades vão exigir diferentes desdobramentos da pesquisa", disse a equipe.
Eles afirmaram que futuros estudos serão necessários para determinar se o chocolate é uma causa de depressão, ou um remédio temporário.

Um comentário:

Anônimo disse...

na época que eu fazia terapia ela me dizia: doce na boca pra tentar tirar um pouco do amargor da vida.
e realmente é bem assim...